Passo 1 – Parte A: Quanto dinheiro você já ganhou na vida?

umO primeiro passo do Programa de Integridade Financeira busca te dar uma visão clara e honesta de sua relação passada e presente com o dinheiro. Este passo é importante para te orientar para uma mudança gradual e positiva em sua relação com o dinheiro de modo que alcance o ponto de suficiência.

Nesta etapa, você vai rever todos os momentos que ganhou dinheiro e terá uma ideia de quanto dinheiro entrou em sua vida. O objetivo é que você tenha um retrato exato de suas finanças hoje. Como dizem os historiadores: a melhor forma de se preparar um novo futuro é aprendendo com o passado.

Para facilitar, faremos o primeiro passo em duas partes : A) Verificar quanto dinheiro você já ganhou na vida; e B) Elaborar seu balanço patrimonial. Nesse primeiro artigo iremos até a parte A.

# Preparação

Essa etapa é a que dá mais trabalho em termos de obtenção de dados. Quanto mais preciso você for, mais clareza terá sobre sua situação atual. Para tirar o máximo proveito do Passo 1 será útil você:

  • Estar com a sua Carteira de Trabalho em mãos para fazer o levantamento de todos os salários que recebeu. Inclusive, nesse momento, vale ter em mãos seus holerites antigos.
  • Tentar lembrar-se de quaisquer registros de dinheiro recebido que não foi relatado como renda. Coisas da vida, como, por exemplo, presentes em dinheiro, bolsas de estudo, heranças, ganhos de loteria, e qualquer outra forma pela qual o dinheiro tenha entrado em sua vida.
  • Ter todas as restituições do imposto de renda que obteve.
  • Ter todos os saques que fez do FGTS (por exemplo, no caso de compra de imóveis). O mesmo vale para os lucros obtidos com a venda de imóveis;
  • Ter todos os ganhos com a Nota Fiscal Paulista (para aqueles que estão em São Paulo, é claro);

# Como Fazer

Determinar quanto dinheiro você ganhou na vida

A ideia nessa parte é responder à questão: quanto dinheiro você ganhou na vida?

Talvez esteja se perguntando: por que preciso investigar o quanto já ganhei? Pois bem, segue alguns motivos:

  • Este processo tem o objetivo de te lembrar que você tem a capacidade de ganhar dinheiro;
  • O dinheiro que já ganhou em sua vida, juntamente com o seu balanço patrimonial pessoal na parte B, irá ajudá-lo a perceber como e onde tem usado seu dinheiro;
  • Se você ganhou pouco dinheiro ao longo dos anos, esse passo vai te mostrar que é possível viver com poucos recursos.

A quantidade de dinheiro que você ganhou inclui tanto a renda declarada quanto aquela que, por qualquer motivo, você ganhou de maneira informal. No Brasil, a maneira mais fácil de descobrir quanto dinheiro se ganhou formalmente na vida é consultando a Carteira de Trabalho. Para isso, basta que você vá até os registros e verifique os salários (inclusive onde o RH faz a atualização) e anote-os na planilha sugerida.

Outra forma de saber os ganhos que formalmente teve é por meio das restituições do Imposto de Renda (IR). Basta pegar todas suas declarações e anotar esses ganhos na planilha. O mesmo é válido para os saques do FGTS para a compra de imóveis.

Para o dinheiro ganho de modo informal, infelizmente, você terá que fazer uma estimativa. Tente relembrar, ano a ano, cada um dos seus rendimentos, se for preciso peça ajuda de seus familiares, busque informações de depósito em seus extratos bancários e etc.

Uma dificuldade que alguns terão, aqui no Brasil, será a conversão de moedas antigas para o real. Eu tive essa dificuldade e, como não sou economista, e o período que tinha que contar era pequeno, optei por não efetuar a contagem em moeda antiga. Agora, se você tem boa parte de seus rendimentos nessa situação, será interessante contar com a ajuda de um economista (pelo menos eu acho que esse é o profissional certo) para te ajudar com a atualização dos valores para o real. (Se tiver alguém por aí que saiba fazer essa conta, se manifeste, por favor!! rsrs)

Você terá que colocar os dados levantados no papel, podendo ser em um caderno ou em uma planilha de cálculos como, por exemplo, o Excel. Você deverá elaborar uma tabela que fique com a aparência abaixo:

Planilha – Dinheiro ganho durante toda a vida

Fonte dos Recursos Valor Total (R$)
Emprego formal
Emprego informal
Restituições do IR
Saques do FGTS (aquisição de imóveis)
Outros ganhos
Total estimado  

Clique aqui para baixar o modelo acima na versão em Excel.

Por enquanto é só isso e até a parte B do passo 1.

Abraços e fiquem na paz!

* O conteúdo desse artigo está licenciado sob Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela Licença 3.0. Licença dos EUA. O artigo foi elaborado com base nos materiais do Programa de Integridade Financeira desenvolvido pela New Road Map Foundation, disponível gratuitamente no site http://www.financialintegrity.org.

Anúncios

3 opiniões sobre “Passo 1 – Parte A: Quanto dinheiro você já ganhou na vida?

  1. Pingback: Passo 1 – Parte B: Qual é seu patrimônio atual « Simples e Frugal

  2. Pingback: Acertando as contas « Simples e Frugal

  3. Pingback: Passo 2 – Parte A: Salário real por hora e energia vital « Simples e Frugal

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s