O papel da espiritualidade na vida simples

féUm dos aspectos da simplicidade interior é a espiritualidade, mas isso não quer dizer que você tenha que ter alguma crença. No entanto, possuir uma religião que valorize um estilo de vida simples pode ser um motivador a mais para nos manter no caminho da simplicidade.

Um conceito de religião interessante é proposto por Rubem Alves em seu livro “O que é Religião?”. Nesse livro ele diz que o conceito de religião está ligado à tentativa do homem de responder a questões existenciais do tipo “de onde viemos?”, “existe vida após à morte?”, “qual o sentido de estarmos aqui?” ou “porque existimos?”. Para Rubem Alves (e eu concordo com ele) todo e qualquer esforço do homem moderno de tentar responder a essas questões é idêntico àquele do homem religioso, pois “o que ocorre com freqüência é que as mesmas perguntas religiosas do passado se articulam agora, travestidas, por meio de símbolos secularizados. Metamorfoseiam-se os nomes. Persiste a mesma função religiosa. Promessas terapêuticas de paz individual, de harmonia íntima, de liberação da angústia, esperanças de ordens sociais fraternas e justas, de resolução das lutas entre os homens e de harmonia com a natureza, por mais disfarçadas que estejam nas máscaras do jargão psicanalítico / psicológico, ou da linguagem da sociologia, da política e da economia, serão sempre expressões dos problemas individuais e sociais em torno dos quais foram tecidas as teias religiosas. Se isto for verdade, seremos forçados a concluir não que o nosso mundo se secularizou, mas antes que os deuses e esperanças religiosas ganharam novos nomes e novos rótulos, e os seus sacerdotes e profetas novas roupas, novos lugares e novos empregos”.

As grandes religiões do mundo sempre se ocuparam ou valorizaram a simplicidade como estilo de vida. Perceba que isso ocorre, por exemplo, no budismo, no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. A simplicidade, nessas religiões, tem um valor central e representa, simbolicamente, que a pessoa entendeu a essência de uma vida espiritual autêntica.

As diversas religiões que valorizam a simplicidade, via de regra, possuem textos que enaltecem esse estilo de vida,veja por exemplo o que disse Jesus há mais de 2000 mil anos: “de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?” (Mateus 16.26). Esse texto mostra que a preocupação com a simplicidade já fazia parte da agenda, ou seja, não era o acumulo de bens que traria a vida, mas justamente o contrário a isso, isto é, pouca acumulação e a fé (que no caso aqui é em Jesus) é que trariam a verdadeira Vida.

O fato é que a associação de uma espiritualidade saudável (sem abusos e opressão psicológica) com a simplicidade faz com que tenhamos uma motivação que transcende a questões materiais e pragmáticas dando muito mais sentido à nossa busca. O desafio de nossos dias, principalmente para aqueles que prezam pelo aspecto espiritual de suas vidas, é resgatar essa religiosidade aparentemente perdida, objetivando não só a simplificação da vida, mas também, um sentido sobrenatural para nossa existência.

Por hoje é só, pense nisso e fique na paz!

*Imagem: “cortesia de winnond  / FreeDigitalPhotos.net”

Anúncios

Uma opinião sobre “O papel da espiritualidade na vida simples

  1. Marcos,

    Belo post!
    Realmente, como você disse, novos nomes, rótulos e roupagem para suprir o que a humanidade procura desde sempre, ou seja, os frutos do Espírito – amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22).

    “As grandes religiões do mundo sempre se ocuparam ou valorizaram a simplicidade como estilo de vida.”
    Gostei dessa frase, você tem toda razão.

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s