Como simplificar a vida

A simplificação da nossa vida acontece, não somente focando nossa energia nos aspectos internos da simplicidade (as coisas essenciais e a mudança de nosso modelo mental), também é necessário se atentar aos aspectos externos da simplificação. No meu caso, foquei a minha energia em aspectos externos relacionados com a educação financeira, organização pessoal, produtividade e relacionamentos.

A educação financeira nos ajuda a controlar nossos impulsos compulsivos relacionados ao consumo, ao mesmo tempo que nos ajuda a gerar poupança para provisão futura ou uma certa independência financeira que nos possibilite a realização de projetos pessoais. Nas próximas semanas pretendo escrever uma série de artigos relacionados a um programa de integridade financeira que eu e minha esposa seguimos e que tem nos auxiliado a levar uma vida mais frugal.

A desorganização tem o poder de complicar a nossa vida, por isso, na maioria da vezes, a eliminação dela pode ser um ótimo jeito de começar a simplificar a nossa vida. Nunca tive muitas dificuldades nesse quesito, mas como ministro treinamentos nessa área, sei que muita gente tem dificuldades com isso. Em breve darei algumas dicas sobre como me mantenho organizado, mas caso não possa esperar por meus artigos, sugiro que acesse o ótimo blog Vida Organizada da Thais Godinho.

A dificuldade para começar e terminar uma tarefa ou projeto pode ser um complicador em sua vida, o desconhecimento de uma boa técnica de produtividade tem deixado as pessoas num patamar aquém daquilo que poderiam realizar e, ao mesmo tempo, frustradas e estressadas. Exitem duas técnicas de produtividade que modificaram minha forma de realizar projetos e atividades: o GTD e Técnica Pomodoro. Fiz uma combinação peculiar dessas técnicas e pretendo compartilhar aqui no blog como as utilizo, demonstrando como simplificaram a minha forma de trabalhar.

Por fim, e não menos importante, os relacionamentos que priorizamos podem ou não nos ajudar na simplificação de nossa vida. Atualmente as pessoas tendem a se isolar socialmente, relacionando-se cada vez mais por meios digitais. Isso não é bom, princialmente quando feito de maneira exclusiva. Tenho me esforçado na busca de relacionamentos duradouros com amigos e familiares, pois essas relações são para a vida toda. Tentarei, com base naquilo que tenho feito, dar algumas dicas com relação a isso.

A simplificação de nossa vida deve passar pelos nossos hábitos, padrões de consumo, trabalhos e relacionamentos. Todas essas coisas interferem e, se não tratadas, complicam por demais a nossa vida. Talvez você tenha se assustado com tanta coisa que precisamos fazer para simplificar a vida, no entanto, não podemos perder de vista que, a maioria de nós, ainda não pode abrir mão da vida urbana e, (in) felizmente, temos que aprender a simplificar a vida mesmo em meio a esse turbilhão de coisas urbanas que nos roubam a paz e a tranquilidade.

O fato é que, com o tempo, a aquisição de novas posturas relacionadas às suas finanças, à sua organização, ao seu trabalho e aos seus relacionamentos, simplificam muito a sua vida. Tudo é uma questão de escolha e desejo de mudar. Não é necessário esperar que as pessoas ao seu redor queiram o mesmo que você. Se você quer mudar, mude você. Se você quer simplificar, simplifique você. Não espere pelos outros.

É isso, um abraço e fiquem na paz!

*Imagem: “cortesia de anankkml / FreeDigitalPhotos.net”

Anúncios

2 opiniões sobre “Como simplificar a vida

  1. Pingback: Acertando as contas « Simples e Frugal

  2. Pingback: Como simplificar a vida | Cosmopolitan Girl

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s