Como simplificar as compras de final de ano

Com a chegada do final do ano,  as festas natalinas e os amigos secretos, muita gente acaba se complicando, e ainda mais, entrando em dívidas desnecessárias. Por isso, o quanto antes você começar a pensar nesses assuntos, melhor será, pois além de simplificar suas compras, você poderá economizar bastante.

Pois bem, vamos a algumas dicas que eu e minha esposa temos usado durante os nossos 5 anos de casados:

  1. Faça um planejamento antecipado de suas compras. Pense em todos os eventos que irá participar, as pessoas que precisam ser lembradas e elabore um orçamento adequado;
  2. Evite fazer suas compras no mês de dezembro. Nessa época os shoppings são um verdadeiro inferno e deixar para última hora pode custar muito caro;
  3. Pense calma e francamente de quais amigos secretos irá participar. Será que você, realmente, precisa participar de todos os amigos secretos que é convidado? Quais desses eventos vão trazer algum benefício se você participar? E se não participar terá algum problema? O valor estipulado nesses encontros está dentro de seu orçamento?
  4. Nem todos os seus parentes e amigos merecem presentes. Será que todos os seus parentes precisam receber presentes? E os amigos? Você dinheiro suficiente para agradar a todos?
  5. Faça uma lista de prioridades. Quais são as pessoas que verdadeiramente merecem ser lembradas nessa data? E você merece algum presente? Será que uma ceia de natal oferecida aos familiares e amigos não seria mais gratificante?
  6. Evite os excessos. Lembre-se que seu 13º tem limite, é finito. Lembre-se, também, que depois de dezembro vem janeiro com várias despesas pesadas de começo de ano, tais como iptu, ipva, seguros, material escolar e etc.
  7. Pesquise, pesquise e pesquise. Faça uma análise de onde é mais vantajoso fazer suas compras, onde realmente terá um bom desconto se comprar à vista e evite parcelar, mesmo que seja sem juros.

Infelizmente, o Natal, a cada dia, deixou de ser lembrado por seu ilustre aniversariante, para se tornar uma data do calendário comercial, no qual tanto os empresários quanto os consumidores se deleitam. Culturalmente estamos inseridos nesse contexto, mas não necessariamente precisamos nos amoldar a ele. Quero dizer que podemos criar alternativas interessantes para esses eventos, como por exemplo:

  • Amigo secreto do desapego (para mais detalhes sobre esse tipo de amigo secreto, clique aqui);
  • Troca de livros;
  • Presentear as pessoas com coisas artesanais que criamos;
  • Festa de Natal ou Réveillon do tipo americana e etc.

Por fim, creio que o melhor seria se criássemos alternativas ao consumismo desenfreado que consume nosso dinheiro nos deixando endividados, pois ele não é a solução nem para nossos relacionamentos (não há necessidade de dar tantos presentes!), muito menos para a melhora da economia (o desemprego dura o ano todo!). Muitas pessoas não estão precisando de presentes, às vezes querem apenas um ombro amigo.

Por esses e outros motivos, deixo minha última questão: será que realmente precisamos sair fazendo compras loucamente?

Abraços e fiquem na paz!

*Imagem: “cortesia de digitalart / FreeDigitalPhotos.net”

Anúncios

4 opiniões sobre “Como simplificar as compras de final de ano

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s