Como consegui meu trabalho remunerado

Como disse no artigo anterior, hoje vou falar de minha experiência em conseguir um trabalho remunerado.

Quando comecei minhas atividades profissionais, assim como qualquer garoto pobre da zona leste de São Paulo, não tive muitas escolhas. Comecei como office-boy (naquela época não existiam os motoboys). Na década de 90 ou começava-se da forma como comecei ou em vendas. Logo depois me tornei demostrador de produtos de material de construção e na sequência assistente de vendas. Mas meu sonho sempre foi ser professor, pois em minha infância e adolescência esses profissionais tiveram um papel determinante na formação de meu caráter.

Assim que conclui o ensino médio tentei fazer faculdade de português, mas não durou um mês sequer. Depois tentei fazer a faculdade de história, mas também desisti porque meu patrão na época me disse: “infelizmente não posso investir em você, porque você quer ser professor e aqui não é uma escola”. Muito frustado me inscrevi em um curso de administração e passei no vestibular e mais, consegui uma bolsa de estudo da faculdade. Ao concluir o curso, havia percebido que tinha sido a melhor coisa que tinha feito na vida. pois foi lá que conheci minha esposa, com quem tenho uma filha marasovilhosa e, de quebra, pude realizar finalmente meu sonho de ser professor.

Hoje sou funcionário público responsável pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento de RH de uma autarquia estadual do Governo de São Paulo. Com isso, consegui fazer as duas coisas que gosto: gerenciar projetos e ministrar aulas! E, ainda, ganho para fazer as coisas que gosto.

Muitos podem pensar que eu tive sorte ou fui apadrinhado para isso, mas posso garantir que não foi nem uma coisa nem outra. O resultado que alcancei pode ser resumido nos cinco passos que sugeri no artigo anterior. Pois bem, vamos a eles:

  1. Encare seu emprego atual apenas como uma fonte de remuneração. Assim que defini, verdadeiramente, o que queria ser profissionalmente, decidi que todas as coisas que fizesse até chegar lá seriam passageiras e apenas uma fonte de renda. Então todos os empregos que tive me deram o suporte financeiro necessário para hoje eu ser um especialista no que sou;
  2. Toda e qualquer mudança de rumo ocorre de forma mais eficaz se bem pensada e planejada. Foi exatamente o que fiz, planejei chegar onde estou. Esse tipo de planejamento é de médio a longo prazo, portanto, não adianta se iludir achando que vai realizar isso em um mês. Ao contrário do que muitos pensam, planejar não quer dizer algo estático e rígido, mas sim um referencial que deve ser seguido com o objetivo de alcançar os resultados esperados. Meu planejamento consistia em: 1) Concluir a faculdade de administração; 2) Mudar da área em que estava trabalhando para o RH da empresa; 3) Fazer uma especialização em gestão estratégica de pessoas (com apoio da empresa); 4) Passar em um concurso público. Pois bem, foi exatamente o que ocorreu. Mas, não se iluda, não foi nada fácil chegar onde estou!;
  3. Fazer uma poupança é fundamental para se alcançar seus objetivos. Antes de começar a faculdade de administração, a única poupana que consegui realizar foi a compra de uma motocicleta e com a venda dela é que consegui bancar os seis primeiros meses da faculdade até conseguir a bolsa de estudo. Perceba que minha poupança era mínima, mas mesmo assim, usando de conceitos frugais e vivendo de maneira simples, consegui o resultado esperado;
  4. Torne-se um especialista naquilo que você quer ser. Mesmo antes de fazer a especialização, eu já estudava os assuntos relacionados ao aprendizado em organizações, pois lembre-se meu objetivo era ser professor. Quando fiz a especialização, já conhecia muita coisa e já atuava na área. Foram esses estudos autodidatas que me ajudaram a progredir na profissão. Para falar a verdade, ainda não parei de estudar e pretendo continuar, pois isso faz parte do que escolhi ser;
  5. Não desista de seu sonho, pois ele poderá surgir em sua vida de uma forma bem sutil. E foi assim que ocorreu em minha vida. Já havia desistido de ser professor quando em uma das aulas de RH, na faculdade de administração, o professor abordou a matéria de treinamento e desenvolvimento. Logo, percebi uma ótima oportunidade para retomar o antigo sonho e com alguns benefícios, pois além de ter uma remuneração um pouco melhor do que um professor, não teria os inconvenientes de preparar e corrigir provas e trabalhos em casa, como normalmente a maioria dos professores fazem. Como se vê, sutilmente, o sonho se realizou de um modo relativamente diferente, mas se realizou.

Essa é a minha história. Isso não quer dizer que vou parar por aqui, pois nada impede de, no futuro, descobrir novas coisas que eu queira fazer e que me trarão tanta satisfação como o que faço hoje. O importante é estar aberto para as oportunidades que a vida lhe propõe. A vida é cíclica como as estações do ano, hoje vivo o meu verão, o amanhã só Deus sabe!

Um abraço e fiquem na paz!

Anúncios

2 opiniões sobre “Como consegui meu trabalho remunerado

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s