Trabalho e emprego remunerado

Existe uma diferença fundamental entre trabalho e emprego remunerado. Desconhecer essa diferença faz com que muita gente tenha uma vida complicada e infeliz. Tomar consciência dessa diferença poderá mudar completamente sua relação com o seu dinheiro e te dar uma liberdade de escolha que seria impossível sem tal distinção.

O trabalho deve ser entendido como tudo aquilo que, além de nos satisfazer pessoalmente (tanto do ponto de vista intelectual quanto emocional), colabora para o benefício de uma outra pessoa. Enquanto que a definição de emprego remunerado é qualquer coisa que façamos com o intuito de recebermos algum dinheiro em troca.

Quando aquilo que fazemos nos dá prazer e nos possibilita utilizar toda a nossa emoção e criatividade, estamos trabalhando. Trabalhar pode ser qualquer coisas desde que seja em benefício dos outros, ou seja,  trabalhar independe de uma remuneração, pois seu significado maior está relacionado como a satisfação tanto sua quanto daqueles que se beneficiam do seu trabalho. Portanto, trabalhar seria lavar uma louça, cozinhar para o marido, dar banho em sua filha, desenvolver um software de computador, criar um texto jornalístico, consertar carros, lecionar, advogar, administrar,escrever em um blog, etc.

Outra coisa é quando o objetivo único que temos, ao fazer alguma coisa, é ganhar dinheiro, a isso damos o nome de emprego remunerado. O emprego remunerado não precisa, necessariamente, nos dar satisfação, pois seu fim é nos dar o dinheiro que necessitamos. Nesse caso, não existe uma relação direta entre o que faço e beneficiar outras pessoas. Portanto, um emprego remunerado poderia ser:  lavar uma louça, cozinhar para o marido, dar banho em sua filha, desenvolver um software de computador, criar um texto jornalístico, consertar carros, lecionar, advogar, administrar, escrever em um blog, etc.

Perceba que a diferença entre ambos não está naquilo que se faz, mas na forma como você encara aquilo que faz. Isso quer dizer que, ao encararmos as coisas dessa maneira, você terá a paz suficiente para entender o que está fazendo hoje: trabalhando ou sendo um empregado remunerado.

Pois bem, diante dessa constatação, existem três possibilidades de encaixe para as pessoas:

  1. Pessoas com emprego remunerado: nesse caso a pessoa tem apenas uma forma de ganhar a vida e, consequentemente, não obtém nenhuma satisfação no que faz. A desmotivação vive perseguindo essa pessoa e ela não tem ânimo para nada. São pessoas pessimistas e que sonham em ganhar na mega-sena, mas não se dão ao trabalho nem de realizar a aposta;
  2. Pessoas com trabalho: são aquelas que estão muito satisfeitas com o que fazem, não se preocupando com tempo que levam para fazer suas tarefas e nem com aquilo que recebem em troca, pois muitas dessas pessoas realizam trabalhos voluntários gratuitos. São pessoas animadas e criativas, sempre possuindo soluções inteligentes para as dificuldades de seu cotidiano;
  3. Pessoas com trabalho remunerado: são aquelas que, além de estarem fazendo algo que lhes dê satisfação, têm a consciência limpa e sabem que o que fazem está contribuindo para o bem de outras pessoas, e ainda por cima, são remunerados para isso.

As pessoas que vivem nos dois últimos casos, muito provavelmente, estão em harmonia com seus valores e ideais e são pessoas felizes e realizadas. No entanto, aqueles que se encontram no primeiro caso, não. Então como resolver essa equação?

Pois bem, primeiro comece encarando o emprego remunerado tal qual ele é, ou seja, apenas como uma fonte de renda até que você possa fazer aquilo que realmente quer fazer. Segundo, prepare-se para mudar de situação, elaborando, de forma consciente e planejada, a mudança de sua vida. Terceiro, faça uma poupança que lhe ajude, no futuro, a fazer aquilo que realmente você quer. Quarto, estude o assunto de seu interesse, torne-se um especialista naquilo. E, por fim, minha quinta sugestão é não desista de seu sonho, pois ele poderá surgir em sua vida de uma forma bem sutil.

Por hoje é só, no próximo artigo vou contar como consegui meu trabalho remunerado.

Fiquem na paz e até lá!

Anúncios

3 opiniões sobre “Trabalho e emprego remunerado

  1. Pingback: Entretenimento de fuga « Simples e Frugal

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s