Frugalidade

Frugalidade é equilíbrio. Ser frugal é usar adequadamente, administrar sabiamente o dinheiro, o tempo, a energia, o espaço e os bens materiais. A frugalidade é algo assim: não é demais e não é muito pouco, é adequado. É o suficiente. [Joe Dominguez e Vicki Robin]

Ser frugal é apreciar o que temos. É olhar cada uma das coisas que possuímos e ver sua beleza, qualidade e funcionalidade. É perceber seu valor agregado e o quanto aquilo nos tem sido útil.

A frugalidade pressupõe que nos alegremos com aquilo que já temos. A frugalidade não nos impõe um ritmo alucinante de compras, ao contrário, nos ensina a nos alegar com as nossas coisas e, ao mesmo tempo, nos faz refletir se aquela novidade que estamos loucos para comprar vale mesmo a pena.

Para ser frugal você não precisar ter algo, basta apenas usá-la. Por exemplo, alugar um DVD em uma locadora, ou emprestar um livro em uma biblioteca pública. Você poderá desfrutar dos mesmos prazeres que a pessoa que compra tais coisas, mas sem o empecilho de ter que guardar e manter a organização da casa, fora a poupança que se tem com isso.

A frugalidade nos ensina, também, que compartilhar as coisas é possível. Ao longo do tempo, as pessoas deixaram esse hábito de lado, por conta da vida corrida e da desconfinça, mas compartilhar bens pode ser algo vantajoso tanto do ponto de vista economico quanto ecológico. Por exemplo, vizinhos que necessitem de uma longa escada, poderiam dividir o custo de comprar e compartilhar a escada quando necessário.

Por fim, ser frugal não tem nada a ver com mesquinharia, mas sim com uma atitude de economia de recursos financeiros e naturais, poupando nossa vida de um consumo desenfreado e sem sentido. Na realidade, teremos tudo o que precisamos (de fato!) e o resto tentaremos compartilhar.

Nos próximos artigos darei algumas dicas sobre como vivenciar uma vida mais frugal.

Um abraço e fique na paz!

Anúncios

Uma opinião sobre “Frugalidade

  1. Pingback: Como simplificar a vida « Simples e Frugal

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s