Estilo de vida simples

O estilo de vida simples é um esforço deliberado para apartar de nossa vida toda a complicação desnecessária. Esse esforço é feito de forma consciente, com o intuito de equilibrar aspectos interiores e exteriores do ser humano, em busca de um propósito de vida gratificante e sustentável.

Ao contrário do que possa parecer, o acesso que temos hoje a informação, consumo, tecnologia e culturas diversificadas, não facilitou em nada a nossa vida. Tudo isso complicou e, muito, nosso estilo de vida. Existe gente viciada em informação, tecnologia e consumo. Essas pessoas tornaram-se escravas de um modo de vida pouco comunitário e bastante tóxico, tanto para si próprias quanto para a natureza. O próprio capitalismo tem dificuldade de dar uma solução adequada para o ciclo vicioso que criou e subsiste de crise em crise. Esse estilo de vida complexo carece de soluções simples e plausíveis.

Como resposta, desde os primórdios da revolução industrial, muitas pessoas tentam, de forma consciente, voltar a um estilo de vida mais simples, valorizando as coisas interiores que foram desvalorizadas pelas coisas exteriores que, por sua vez, se tornam objeto de desejo do ser humano. Isso não quer dizer uma negação à modernidade e às facilidades proporcionadas pelo avanço tecnológico, mas sim a busca de equilíbrio entre nossos valores e a aquisição de objetos produzidos pela indústria do consumo e seu papel em nossa vida.

A ideia básica é desenvolver um propósito de vida mais nobre, que nos traga prazer e felicidade com as coisas gratuitas da vida, sem a necessidade de comprar, ter, possuir e consumir um monte de coisas.

Essa busca por um estilo de vida mais simples se divide em dois passos básicos que, necessariamente, precisam ser dados, pois um é consequência do outro, ou seja, quando modificamos alguns conceitos internos, quanto ao que é importante na vida, enriquecemos nosso interior e, fatalmente, essas escolhas refletirão em um estilo de vida externamente mais simples.

Por exemplo, quando decidimos internamente que nosso relacionamento com familiares e amigos é algo fundamental para a nossa felicidade, isso vai fazer com que nossas escolhas externas se modifiquem. Começaremos a dar pouca importância para a marca da roupa que vestimos, ou o carro que temos, ou o status de nossa profissão. Sob esse novo olhar, vamos gastar nosso tempo e dinheiro naquilo que valorizamos, isto é, a família e os amigos.

Uma das consequências naturais da escolha por uma vida mais simples é a economia de recursos. Usamos menos recursos financeiros e naturais, pois passamos a adotar um estilo de vida mais frugal. A frugalidade, por sua vez, nos leva a usar adequadamente as coisas que temos (sustentabilidade) e a gerar poupança (dinheiro para o futuro).

Em resumo, podemos dizer que, ao adotarmos um estilo de vida mais simples, consequentemente teremos mais tempo e dinheiro para investir naquilo que realmente nos importa. Disso, decorrera uma satisfação enorme e um desejo ardente de viver, o que, para muitos, é a felicidade.

Nos próximos artigos falarei a respeito da simplicidade interior e da exterior, bem como de um estilo de vida mais frugal.

Fique na paz e até lá!

Anúncios

3 opiniões sobre “Estilo de vida simples

  1. Marcos,

    Conheci seu blog agora, em uma busca no Google e gostei muito do que encontrei aqui, pois tem muito a ver com o que acredito.

    “O próprio capitalismo tem dificuldade de dar uma solução adequada para o ciclo vicioso que criou e subsiste de crise em crise. ”
    Infelizmente muitas pessoas ainda não perceberam que o consumo não traz felicidade, muito pelo contrário…

O que você achou do artigo? Deixe sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s